sexta-feira, 12 de abril de 2013

Antevisão da jornada futebolística europeia - Texto de Cláudio Ferreira

Este fim-de-semana, por cá, há mais uma paragem no campeonato, o que pessoalmente não entendo, pois não se justifica a paragem do campeonato apenas por se disputar a final da Taça da Liga. No entanto, é sobre essa final em Coimbra, entre o FC Porto e o Sp. Braga que irão estar todas as atenções a nível nacional, Apesar de se tratar da competição de menor importância em Portugal, é sempre um título, que tanto os portistas como os bracarenses irão querer conquistar. Naturalmente, é mais importante para os minhotos, pois trata-se de uma equipa e de um clube que não está habituado a ganhar títulos de forma tão regular como o Porto, sendo por esse motivo que a conquista deste troféu reflectia-se como uma grande injecção de confiança nos comandados de Peseiro para o que resta do Campeonato.

Destaque ainda para a 2ª mão da meia final da Taça de Portugal, entre o Benfica e o Paços de Ferreira, a disputar 2ª feira, no Estádio da Luz. Os encarnados trazem uma vantagem de 2 golos da 1ª mão, e estão muito motivados, pois perspectivam que podem disputar a conquista de todas as competições em que estão inseridos. Já para os pacenses, avizinha-se uma tarefa muito complicada, contudo, no futebol tudo é possível e qualidade não falta aos jogadores liderados pelo técnico Paulo Fonseca.

Em Inglaterra, disputa-se este fim-de-semana a 33ª Jornada da Premier League, com ênfase para a deslocação do líder Manchester United ao terreno do Stoke City, onde os red devils querem de vez por um ponto final na luta pelo título, consagrando-se, mais uma vez, campeões nacionais. Outros jogos importantes nesta jornada são o Arsenal-Norwich e o Reading-Liverpool, sendo que estes dois jogos se enquadram na luta equilibrada pelos lugares europeus. Destaque ainda para o adiamento de 2 jogos importantes: City-West Browich e o escaldante Chelsea-Tottenham.

Por sua vez, em Espanha teremos a 31ª Jornada da Liga BBVA, com destaque para as deslocações do líder Barcelona a Zaragoza, e do Real Madrid a San Mamés, para defrontar o Atlhetic de Bilbao. Avizinha-se partidas dificeis, tanto para os blaugrana como para os merengues. Apesar da vantagem de 13 pontos dos catalãos, os madrilenos têm de continuar a ganhar as suas partidas, e esperar algum deslize da equipa de Messi e outros, no sentido de tentar encurtar a distância para topo da tabela. Destaque ainda para outras partidas importantes: Betis-Sevilha, Espanhol-Valencia, Málaga-Osasuna e Atlético de Madrid-Granada, tudo encontros importantes na luta pela Europa.

Em Itália, na 32ª Jornada da Série A, ênfase para dois clássicos do futebol transalpino: Milan-Nápoles e Lazio-Juventus. O Milan, nesta partida, tem uma grande oportunidade para se aproximar dos napolitanos, que, por sua vez, não querem deixar fugir mais o a líder Juventus, que, nesta ronda, tem uma deslocação muito difícil ao Olímpico de Roma, para defrontar a Lazio, a lutar pela Europa, e que quer conquistar uma vitória frente à Vecchia Signora, no sentido de fazer esquecer a recente eliminação da Liga Europa, frente aos turcos do Fenerbahçe. Destaque ainda para as deslocações do Inter ao terreno do Cagliari, e da Roma ao reduto do Torino.

Nesta semana, na Alemanha, teremos a 29ª ronda da Bundesliga, na qual o já campeão Bayern de Munique, recebe na Allianza Arena a formação do Nuremberga. Motivados pela passagem às meias-finais da Champions, os bávaros aspiram a mais uma vitória neste campeonato, que se traduziu num passeio para os comandados de Jupp Heynckes. Destaque ainda para a deslocação do Borussia Dortmund, outro semi-finalista da Champions, ao terreno do lanterna vermelha, Greuther Furth, e para o entusiasmante Schalke-Bayer Leverkusen, uma partida muito importante, no que aos lugares de acesso directo à Liga dos Campeões diz respeito.

Nos outros campeonatos importantes da Europa, destaque para o PSV-Ajax, duelo entre o 2º e 1º, na Jornada 30 da Liga Holandesa, na qual o PSV tem uma boa oportunidade, de igualar o seu rival em termos de pontuação no 1º lugar. A equipa de Eindhoven pode beneficiar do factor casa para levar de vencido o Ajax, que está no topo da tabela com 3 pontos de vantagem. Por seu lado, em França, na Ligue 1, teremos a 32ª Ronda da competição, com maior ênfase para o duelo entre o Lille e o Marselha, um clássico do futebol francês, que se trata num confronto importante no que diz respeito aos lugares europeus. Outros jogos importantes desta jornada são a recepção do Olympique Lyonnais ao Toulouse, e a deslocação do líder Paris Saint-Germain  ao terreno do  lanterna vermelha Troyes.


Cláudio Ferreira
17 anos
Quinta do Conde

Sem comentários:

Enviar um comentário