sexta-feira, 19 de abril de 2013

Análise do fim-de-semana futebolístico - Por: Cláudio Ferreira


Este fim-de-semana, por cá, temos o regresso do nosso campeonato, com a 26ª Jornada, e que regresso, logo à cabeça com o derby lisboeta, entre Benfica e Sporting, onde a classificação não interessa, na medida em que nestes jogos, o resultado é completamente imprevisível. Por seu lado, os encarnados precisam dos 3 pontos para manter a distância para o Porto, que nesta jornada tem uma deslocação difícil a Moreira de Cónegos, para defrontar o aflito Moreirense. Já os leões, comandados pelo Prof. Jesualdo Ferreira, estão num bom momento, 3 vitórias consecutivas na liga (algo nunca conseguido na temporada), procurando manter o ciclo positivo na Luz, mantendo acesa a luta pela Liga Europa. Destaque ainda para a recepção do Sp.Braga, embalado pela recente conquista da Taça da Liga, na Pedreira, à Académica, e também para dois jogos importantes na luta pelos lugares europeus: P. Ferreira - Rio Ave e Nacional – Marítimo.

Em Inglaterra, disputa-se este fim-de-semana a 34ª Jornada da Premier League, com ênfase para dois jogos escaldantes em terras de Sua Majestade: As deslocações do Manchester City a White Hart Lane, para defrontar o Tottenham de André Villas-Boas, e do Chelsea a Anfield Road, para medir forças com o Liverpool. São dois jogos importantes no que diz respeito à luta pelos lugares que dão acesso ás competições europeias, na medida em que as contas do título já estão praticamente definidas, uma vez que o City está nada mais, nada menos a 13 pontos do líder Manchester United, que nesta jornada recebe em casa a formação do Aston Villa. Destaque ainda para a deslocação do Arsenal de Arséne Wenger ao reduto do Fulham. Os gunners, posicionados no 4º lugar, esperam um deslize do Chelsea, no sentido de ascender ao top 3, que dá acesso directo à Champions da próxima época.

Por sua vez, em Espanha teremos a 32ª Jornada da Liga BBVA, com destaque para as recepções do Barcelona ao Levante, e do Real Madrid ao Bétis de Sevilha. Esperam-se como é óbvio, duas vitórias caseiras, sendo que terá a tarefa mais difícil os merengues, uma vez que o Bétis está a realizar uma época fantástica, estando neste momento em lugar europeu, nunca esquecendo que esta formação sevilhana regressou esta temporada ao escalão maior do futebol do país vizinho. Com a situação na liga praticamente resolvida, cabe tanto aos catalães como aos madrilenos, manter a bitola na liga, virando todas as suas atenções para a Liga dos Campeões, que se estabelece como um objectivo igualmente importante para as duas formações. Destaque ainda, nesta jornada, para a deslocação do Málaga ao Mestalla, para defrontar o Valência, bem como a recepção do Sevilha ao Atlético de Madrid, de Falcão e companhia.

Em Itália, na 33ª Jornada da Série A, com destaque para um clássico do futebol italiano: Juventus – Milan. A líder, a Vecchia Signora quer manter a vantagem sobre o 2º classificado, o Nápoles, enquanto que os milaneses pretendem consolidar o 3º lugar e, se possível, encurtar distância para a equipa napolitana, que, nesta ronda, recebe no San Paolo, a formação do Cagliari. Destaque ainda para a deslocação da Lazio ao reduto da Udinese, e para as recepções do Inter ao Parma e da Roma ao lanterna vermelha, Pescara. Tudo jogos importantes na luta pelos lugares europeus, agora que entramos na recta final dos campeonatos, onde tudo fica decidido.

Nesta semana, na Alemanha, teremos a 30ª ronda da Bundesliga, com destaque para a deslocação do campeão Bayern ao terreno do Hannover 96, bem como a recepção do Borussia de Dortmund ao Mainz. Como na Liga Espanhola, a situação tanto dos bávaros como dos homens de Jurgen Klopp internamente já está praticamente definida, os mesmos irão virar baterias para a Champions, pois têm uma excelente oportunidade para chegarem ambos à final da competição.  E ainda na luta pelos lugares que dão acesso à Liga dos Campeões, ressalva-se a recepção do Leverkusen à formação do Hoffenheim, bem como a deslocação do Schalke ao reduto do E. Frankfurt.

Em território Holandês, na 31ª ronda da Liga Holandesa, destaque principal para a recepção do líder Ajax, ao Heerenveen. Os homens de Amsterdão, com 5 pontos de vantagem sobre o 2º classificado, procuram manter essa vantagem, no sentido de conquistar mais um título nacional para este clube histórico holandês. Ansiando um deslize do líder está o 2ª classificado, o Vitesse, que, nesta jornada, de desloca ao reduto do 4ª classificado, o Feyenoord, no sentido de encurtar distância para o líder e deixar, definitivamente, a formação de Roterdão para trás, na tabela. Ainda nesta roda, ênfase ainda para as deslocações do PSV ao terreno do AZ Alkmaar e do Twente ao reduto do Venlo.

Por último, em França, na Ligue 1, teremos a 33ª Jornada da Ligue 1, destaque para as recepções do líder, PSG à formação do Nice, do Olympique de Marselha ao Brest, e para a deslocação do Lyon ao reduto do ex-campeão Montpellier. Com 9 pontos de vantagem sobre o 2º classificado (Marselha), os comandados de Carlo Ancelotti procuram consolidar o 1º lugar na liga, no sentido de garantir um importante título de campeões nacionais gauleses, um título do qual o PSG tem andado arredado, nos últimos tempos. Muito mais equilibrada está a luta pelos 4 lugares europeus, luta essa que será entre os dois Olympiques ( Lyon e Marselha) e as formações do Lille, Nice e Saint-Étienne.


Cláudio Ferreira
17 anos
Quinta do Conde

Sem comentários:

Enviar um comentário