segunda-feira, 6 de maio de 2013

Competições Europeias - Por: Silas Nunes


Esta semana decorreram as meias-finais das competições europeias, tanto da Liga dos Campeões (Terça-Feira) como da Liga Europa (Quinta-Feira). Havia certamente diferentes expectativas nos vários jogos e a verdade é que a lógica imperou em quase todos os jogos, visto que havia apenas um jogo em que ainda havia muita dúvida.


Vamos começar pela Liga dos Campeões e pela primeira meia-final que ficou definida entre Real Madrid e Borussia de Dortmund. Os alemães partiram para o jogo em Madrid com uma vantagem de 3 golos fruto dos 4-1 aplicados na primeira mão, na Alemanha. Apesar desses 3 golos de diferença o Real Madrid partiu para o jogo com grande confiança e esperança em passar a eliminatória, e a verdade é que não o conseguiu por pouco. Num jogo em que a equipa visitada foi superior no início mas em que ao longo do tempo o Borussia equilibrou e podia mesmo ter resolvido a questão muito cedo. Na parte final os espanhóis apostaram tudo no ataque e conseguiram mesmo 2 golos, estando mesmo muito próximo do 3º, porém foram 2 golos insuficientes e o Borussia acabou por passar e provar que neste momento é mais equipa que o Real. 

Na Quarta-Feira jogou-se em Camp Nou um Barcelona – Bayern de Munique. À cerca deste jogo não há muito a dizer tendo em conta a superioridade evidenciada pelos alemães nas duas mãos. Depois dos esclarecedores 4-0 no Allianz Arena, o Bayern foi até Barcelona “dar” mais 3 e deixar a eliminatória nuns surpreendentes 7-0. Ao longo dos dois jogos o Bayern foi sempre uma equipa mais sólida, mais aguerrida e demonstrando mais qualidade, o que ficou comprovado pelos resultados. O Barcelona apesar de ter tido mais posse de bola nunca conseguiu demonstrar o seu futebol ao contrário do Bayern que mostrou sempre muita solidez e principalmente muita frescura física. Concluindo, passaram as equipas que mostraram ser melhores ao longo da eliminatória.


Na Quinta-Feira foi a vez de se jogar as meias-finais da Liga Europa. Na Luz jogou-se o Benfica – Fenerbahce, que acabou com o resultado favorável aos portugueses por 3 bolas a uma. Depois da derrota na Turquia por 1-0, os pupilos de Jorge Jesus mostraram toda a sua qualidade fazendo uma grande exibição perante uma equipa algo desfalcada e que fruto disso não conseguiu apresentar o mesmo nível da primeira mão jogada na Turquia. Neste jogo o Benfica colocou em campo toda a sua qualidade e venceu sem margem para dúvidas, no jogo em que se esperava mais equilíbrio na luta pela passagem à final, ficou demonstrado que os turcos não tinham equipa para os encarnados.

A outra meia-final opôs o Chelsea ao Basileia. Depois da vitória inglesa na Suíça, tudo parecia bem encaminhado para o Chelsea estar na final e a verdade é que mesmo apanhando um susto, os suíços tiveram em vantagem (1-0) em Inglaterra, os Blues deram a volta ao marcador e acabaram por ganhar 3-1, garantido assim a presença na final de Amesterdão. O Chelsea foi superior e acabou por justificar nos dois jogos a passagem à final. Espera-se agora uma excelente final em que o resultado é imprevisível.

Silas Nunes
16 anos
Seixal

Sem comentários:

Enviar um comentário