sexta-feira, 5 de abril de 2013

Antevisão da jornada futebolística europeia - Texto de Cláudio Ferreira


    Este fim-de-semana será rico futebol com qualidade e emoção, tanto em Portugal como por toda a Europa. Por cá, na Liga Zon Sagres, o jogo grande da jornada 25 terá lugar no Estádio do Dragão, entre o Porto e o Sp. Braga. Os portistas estão proibidos de perder mais pontos na luta pelo título, mas, por sua vez, o Braga também tem de entrar em campo com ambições, na medida em que não pode deixar fugir mais o P. Ferreira, que está a fazer uma época fantástica. O líder, Benfica irá ter uma deslocação sempre difícil a Olhão, e apesar da vantagem sobre o 2ºlugar, não pode facilitar, pois ainda nada está decidido. Destaque ainda para o Sporting-Moreirense e para o Marítimo-Paços de Ferreira, jogos importantes na luta pelos lugares europeus.

  Em Espanha, na Liga BBVA, teremos a 30ª Jornada, na qual o líder Barcelona recebe em Camp Nou o Maiorca. Os blaugrana, apesar da larga vantagem que têm, não querem facilitar, pois no futebol tudo pode acontecer. Por seu lado, o Real Madrid recebe em casa o Levante, e só interessa a vitória, pois apesar de estarem a muitos pontos do 1º lugar e a principal aposta da equipa ser a Champions, os comandados de Mourinho continuam a acreditar que poderão encurtar a distância. Destaque ainda a visita do Atl. Madrid a Getafe, e na fuga  à despromoção, o Deportivo, a equipa mais portuguesa da liga, tem uma autêntica final, na medida em que defronta no Riazor o Zaragoza, de Roberto Jiménez e Postiga, um adversário directo, e só a vitória importa aos homens da Corunha.

  Por sua vez, em Inglaterra, disputa-se a 32ª Jornada, na qual o United recebe o City, no derby de Manchester, entre o 1º e 2º da tabela. Os citizens têm aqui a derradeira oportunidade para se aproximarem dos red devils, e tudo o que não seja a vitória, deixará os homens de Sir Alex Fergunson ainda mais perto de mais um título de campeões nacionais. Outros jogos importantes nesta jornada em terras de sua Majestade são o West Bromwich-Arsenal, Liverpool-West Ham, Tottenham-Everton e o Chelsea-Sunderland, tudo jogos que estão inseridos na luta pela Champions e pela Liga Europa.



  Em Itália, teremos a 31ª Jornada, na qual a líder, Juventus recebe o Pescara, no Stadio Delle Alpi, no sentido de não desarmar do 1ª lugar, mantendo a vantagem para o 2ª da tabela, o Nápoles, que, nesta jornada, recebe também, no San Paolo a equipa do Génova. Os napolitanos, apesar do 9 pontos de desvantagem, acreditam que ainda é possível chegar ao topo da classificação.

   Em território alemão, na Bundesliga teremos a 28ª Jornada, na qual o Bayern se pode sagrar matematicamente campeão nacional, uma vez que desde cedo decidiu a classificação, mostrando a sua clara superioridade sobre todos os seus rivais. Os bávaros jogarão no terreno do Eintracht Frankfurt, estando somente a 1 ponto de conquistarem o título, destronando o Bicampeão Borussia de Dortmund, que nesta jornada, recebe o Ausburgo, na luta pela Champions juntamente com o Bayer de Leverkusen, que recebe também em sua casa o Wolfsburgo. Destaque ainda para o campanha pobre que alguns clubes que outrora lutavam pelo título estão a fazer na Liga, como o Hamburgo, Estugarda, Werder Bremen e o próprio Wolfsburgo, os quais ocupam os últimos lugares da tabela.



  Nos outros campeonatos importantes a nível europeu, em França, o líder PSG procura manter a sua vantagem para o 2º lugar, na difícil deslocação que irá fazer a Rennes. Logo atrás, o Marselha procura tentar encurtar a distância para os parisienses, acreditando ainda na conquista do título, tendo para isso de conseguir uma vitória sobre o Bordéus, que se deslocará ao Velódrome. Destaque ainda para a deslocação do Olympique Lyonnais ao terreno do Stade de Reims, que ainda pode ter também ambições no que se refere ao título.

   Já na Holanda, teremos a 29ª Jornada, na qual o líder Ajax, recebendo o Heracles, procura manter a sua vantagem de 3 pontos sobre PSV e Vitesse, que nesta jornada, defrontam Willem II (fora) e NAC Breda (casa), respectivamente. A 4 pontos dos homens de Amesterdão está o Feyernoord, que recebe o Venlo, tendo ainda ambições na luta pelo título. Vemos que é ainda um campeonato que está totalmente em aberto, estando 4 clubes na luta, dos quais o Vitesse é o mais surpreendente, na medida em que não é habitual que ande nestas andanças.

Cláudio Ferreira
17 anos
Quinta do Conde

Sem comentários:

Enviar um comentário