segunda-feira, 8 de abril de 2013

Ghilas, a pérola argelina

O franco-argelino Nabil Ghilas, irmão do ex-V.Guimarães Kamel Ghilas, tem sido uma das figuras do campeonato na presente época. Na sua segunda época em Portugal, a primeira na liga principal, Ghilas tem sido o principal destaque na equipa de Moreira de Cónegos, ao ponto de estar referenciado pelo Sporting (que já detém direito de opção do atleta).

Aos 22 anos, podemos olhar para a sua progressão como natural. Antes desta segunda época no Moreirense, passou pelo Vizela (clube que o trouxe para Portugal) e dois clubes franceses, o SO Cassis Carnoux e o Bosquet-Néréïdes, equipas de franca expressão em França (uma delas já extinguiu).

É interessante olhar para o seu percurso no Moreirense. Na época passada, na Liga Orangina, o franco-argelino, apesar de ter jogado 17 partidas, maior parte delas (11) foi como suplente utilizado e marcou apenas 2 golos. Esta época foi de afirmação, e os números são reveladores disso mesmo: 32 jogos oficiais, 15 golos (48% dos golos marcados por toda a equipa), e a primeira convocatória para a selecção argelina. Estes factos fazem, obviamente, despertar o interesse de outros clubes de maior nomeada. 

Ghilas é um avançado que, apesar da sua pouca idade (22 anos), mostra bastante maturidade e espírito de sacrifício em campo. Sendo ele veloz, possante, frio, com boa técnica e oportuno, Ghilas pode jogar como apoio ao ponta de lança ou mesmo ele desempenhar essa função. Será interessante vê-lo num clube com outras aspirações e com outro tipo de concorrência interna.

Por enquanto, a prioridade é salvar o Moreirense da descida, mas o mais certo é que Nabil Ghilas deixe o Moreirense no final da época. Fala-se do Sporting, mas com certeza haverá mais interessados em Portugal e França.

FaQ

Sem comentários:

Enviar um comentário